sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bento XVI reafirma posição da Igreja frente à AIDS

Por ACI

O Papa Bento XVI destacou a contribuição que a Igreja dá à luta contra a AIDS na África e reiterou o sério compromisso católico contra a pandemia, através de campanhas que favorecem a fidelidade dentro do matrimônio e a abstinência. No discurso que pronunciou esta manhã ao novo embaixador da África do Sul na Santa Sé, George Johannes, o Pontífice expressou seu desejo de que na "atual luta contra a pobreza e a corrupção prevaleçam a valentia e a sabedoria que mostrou o povo sul-africano ao confrontar as injustiças passadas".

Do mesmo modo, assegurou que a Igreja "está participando seriamente na campanha contra sua difusão, fazendo insistência na fidelidade dentro do matrimônio e na abstinência fora dele. Além disso, a Igreja oferece muita assistência desde o ponto de vista prático aos que sofrem este flagelo no continente e em todo mundo. (..) Animo os indivíduos e instituições de seu país a seguirem apoiando tanto na nação como na região a todos os que procuram aliviar o sofrimento humano através dela investigação, assistência prática e apoio espiritual", indicou.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Papa fala sobre o papel dos leigos na Igreja

Por Zenit.org

O Santo Padre apelou aos leigos que responsabilizem-se também pelo ser e atuar da Igreja, na basílica de São João de Latrão, em Roma, ao inaugurar o congresso eclesial da diocese da Cidade Eterna sobre “Pertença eclesial e corresponsabilidade pastoral”, que acontece até 29 de maio.

“Deve haver uma renovada tomada de consciência de nosso ser Igreja e da corresponsabilidade pastoral que, em nome de Cristo, todos estamos chamados a exercitar”, indicou. E deve promover-se gradualmente esta corresponsabilidade “no respeito das vocações e das funções dos consagrados e dos leigos”, acrescentou. "Isso exige uma mudança de mentalidade, especialmente com relação aos leigos, passando de considerá-los colaboradores do clero a reconhecê-los realmente como “corresponsáveis” do ser e do atuar da Igreja, favorecendo a consolidação de um laicado maduro e comprometido”.

Bento XVI constatou que “ainda existe uma tendência a identificar unilateralmente a Igreja com a hierarquia, esquecendo a responsabilidade comum, a missão comum” de todos os batizados.
“Até que ponto se reconhece e alenta a responsabilidade pastoral de todos, especialmente os leigos?”, perguntou.

Referindo-se aos leigos comprometidos, destacou que “não deve diminuir sua consciência de que são ‘Igreja’, porque Cristo, Palavra eterna do Pai, convoca-os e faz deles seu Povo”. Pediu aos sacerdotes que, em sua formação, transmitam-lhes “um sentimento de pertença à comunidade paroquial” e a importância da unidade. Também que os convidem a aproximar-se da Sagrada Escritura, através, por exemplo, da lectio divina; que os reúnam em cuidadas celebrações eucarísticas, particularmente aos domingos, e promovam sua ação missionária, em primeiro lugar vivendo a caridade.

O Santo Padre explicou que a preparação ao Jubileu do ano 2000 na diocese de Roma ajudou a “comunidade eclesial a tomar consciência de que o mandato de evangelizar não é só para alguns, mas para todos os batizados”. Para o pontífice, “o futuro do cristianismo e da Igreja de Roma é também o compromisso e o testemunho de cada um de nós”.

domingo, 24 de maio de 2009

João Luiz Pozzobon cada vez mais próximo da canonização

No último dia 18, chegou a Roma o processo de canonização do Servo de Deus João Luiz Pozzobo. O Pe. Argemiro Ferracioli, após árduo trabalho pela causa, entregou no dia 20 os documentos do processo para a Congregação para as Causas dos Santos. Os próximos passos são a abertura das caixas do processo em Roma, o que eleva João Luiz Pozzobon ao nível de Venerável e, mediante comprovação de milagres, a Beato e Santo. Seguiremos firmes na oração!

Você sabia...
que João Luiz Pozzobon percorreu, com a imagem da Mãe Peregrina nos braços, 140.000 quilômetros. Desde Santa Maria e região, a Campanha da Mãe Peregrina se espalhou por mais de 60 países em todos os continentes, levando a mensagem de Schoenstatt a famílias, escolas e presídios.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Apresentação do Blog "Jumas Santa Maria"

Este blog, criado pelos jovens da Juventude Masculina de Schoenstatt - Santa Maria, tem por finalidade defender o pensamento pregado pela Igreja Católica Apostólica Romana e endossado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, contextualizando-o ao dia-a-dia da sociedade brasileira e mundial.

Para tanto, usaremos textos próprios, de filósofos, escritores, jornalistas e padres para defender a posição católica frente a um mundo que cada vez mais preza pelo prazer imediato e terreno, causando tragédias sociais e frustrações pessoais, em detrimento de um ser humano orgânico e integral. Assim, os ensinamentos cristãos e schoenstattianos vêm para preencher uma lacuna na formação do homem velho, para construir um Homem Novo e uma Nova Sociedade.